Perola Negra 100%Nacional

jabuticaba, pequena fruta preta de polpa branca, é uma delícia genuinamente brasileira. Sempre cresceu com fartura por aqui, sobretudo nos estados do Sudeste, e já era sucesso antes da chegada dos portugueses: batizada de iapoti’kaba (frutas em botão), foi a primeira espécie nativa que os colonizadores plantaram em seus pomares.

jabuticabeira pertence à importante família brasileira Myrtaceae, da qual também fazem parte a goiaba e a pitanga. Amiga de temperaturas amenas, floresce no final do inverno – os troncos finos se cobrem de flores brancas miúdas – e explode em frutos na primavera, especialmente entre setembro e novembro. “Em condições ideais de clima e cultivo, podem ocorrer até cinco floradas por ano.

As colheitas, costumam ser generosas. “A quantidade de frutos varia de 30 a 400 por metro de ramo.” O melhor: é como colher saúde no pé. Uma porção de 100 g de jabuticaba, ou 20 frutinhas, contém 9 mg de cálcio, 60 mg de fósforo, 130 mg de potássio e 160 mg de vitamina B2, só para citar alguns nutrientes. Até as cascas estão na mira dos pesquisadores por sua ação antioxidante.

Ravióli de jabuticaba (Foto: Elisa Correa/ Editora Globo)

Para os que conhecem, é para dar água na boca, para aqueles que não conhecem eu apreseto todo o processo natural da jabuticaba. Mas de todo este processo só há uma coisa, saborear este fruto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.